
Ao ler uma nota da coluna de Cacau Menezes, no "Diário Catarinense" de hoje, jornal diário de Florianópolis, tomei um susto, típico daqueles de pular da cadeira. É exagero? Não.
É que na informação dada pelo jornalista, o Portal Domínio Público (veja link ao lado, na seção do blog "Sítios Que Me Situam na WEB") estaria fadado a ir para a lixeira do ciberespaço, ou seja, seria desativado por falta de acesso!
Loucura, pensei, o Governo retirar um portal de obras literárias e outros tipos de textos (audiovisuais e midiáticos) para download gratuito. Seria um retrocesso que remontaria à Idade da Pedra Lascada.
Já estava preparando um manifesto de repúdio, um abaixo-assinado online para impedir tamanha atrocidade contra o acesso à informação e à leitura, num país tão carente disto.
Mandei um e-mail para o jornalista, mas não esperei ele me responder e fui tirar satisfação com os organizadores do Portal. Foram rápidos na resposta, ei-la na íntegra:
Prezado Marielson,
Agradecemos o contato. Graças a seu interesse e participação, o Portal Domínio Público tem alcançado resultados cada vez melhores. Informamos que é falsa a notícia veiculada na internet e na mídia em geral sobre a possibilidade de desativação deste Portal, por suposto motivo de falta de acesso. Já foi divulgada uma nota desmentindo essa informação, mas as pessoas, infelizmente, continuam não verificando a informação e repassando os e-mails.
Atenciosamente, Lídia Hubert.
http://dominiomec.blogspot.com/
Imediatamente, encaminhei o e-mail para Cacau Menezes, a fim de que ele faça um mea culpa e procure averiguar melhor as notícias que repassa.
Espero a resposta dele, se não vier, faço aqui minha parte como professor de literatura, divulgando para vocês, colegas, alunos e amigos, que não conhecem este projeto do Governo Federal em prol da leitura livre, sem cadastro e conteúdo exclusivo, no ciberespaço.
Acessem, usem e abusem.
2 comentários:
Muito bom o site e ainda bem que o tenho como profº e divulgador desta maravilha!!!
Agradeço por mim e por tds que ainda ñ descobriram esse mundo da literatura mesmo que 'virtualmente'!
Marielson
Obrigada pela informação. Realmente não sabia da resposta dos produtores do site, mas fico feliz.
Agradecida e um excelente ano para você.
Veronica
Postar um comentário