segunda-feira, 4 de junho de 2007

Domínio Público continua na WEB


Ao ler uma nota da coluna de Cacau Menezes, no "Diário Catarinense" de hoje, jornal diário de Florianópolis, tomei um susto, típico daqueles de pular da cadeira. É exagero? Não.

É que na informação dada pelo jornalista, o Portal Domínio Público (veja link ao lado, na seção do blog "Sítios Que Me Situam na WEB") estaria fadado a ir para a lixeira do ciberespaço, ou seja, seria desativado por falta de acesso!

Loucura, pensei, o Governo retirar um portal de obras literárias e outros tipos de textos (audiovisuais e midiáticos) para download gratuito. Seria um retrocesso que remontaria à Idade da Pedra Lascada.

Já estava preparando um manifesto de repúdio, um abaixo-assinado online para impedir tamanha atrocidade contra o acesso à informação e à leitura, num país tão carente disto.

Mandei um e-mail para o jornalista, mas não esperei ele me responder e fui tirar satisfação com os organizadores do Portal. Foram rápidos na resposta, ei-la na íntegra:

Prezado Marielson,

Agradecemos o contato. Graças a seu interesse e participação, o Portal Domínio Público tem alcançado resultados cada vez melhores.
Informamos que é falsa a notícia veiculada na internet e na mídia em geral sobre a possibilidade de desativação deste Portal, por suposto motivo de falta de acesso. Já foi divulgada uma nota desmentindo essa informação, mas as pessoas, infelizmente, continuam não verificando a informação e repassando os e-mails.

Atenciosamente, Lídia Hubert.

http://dominiomec.blogspot.com/

Imediatamente, encaminhei o e-mail para Cacau Menezes, a fim de que ele faça um mea culpa e procure averiguar melhor as notícias que repassa.

Espero a resposta dele, se não vier, faço aqui minha parte como professor de literatura, divulgando para vocês, colegas, alunos e amigos, que não conhecem este projeto do Governo Federal em prol da leitura livre, sem cadastro e conteúdo exclusivo, no ciberespaço.

Acessem, usem e abusem.

2 comentários:

Unknown disse...

Muito bom o site e ainda bem que o tenho como profº e divulgador desta maravilha!!!
Agradeço por mim e por tds que ainda ñ descobriram esse mundo da literatura mesmo que 'virtualmente'!

Anônimo disse...

Marielson

Obrigada pela informação. Realmente não sabia da resposta dos produtores do site, mas fico feliz.

Agradecida e um excelente ano para você.

Veronica